quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Metastock – Plataforma com base de dados gratuita

Para aqueles que desejam ter a disposição uma plataforma de análise gráfica eficiente, mas não acham que compense pagar a manutenção mensal de uma, a solução pode ser a Metastock, que pode ser adquirida no site da Equis.

A última Versão disponível no mercado é a 11. Contudo, se você está procurando um link para uma cópia não licenciada, mas totalmente funcional e com serial incluso, encontrei um da Versão 9 (na faixa!!!). Mesmo esta sendo grátis, meu conselho é que caso resolva instalar para testar (por sua conta e risco), adquira uma cópia original e atualizada da Equis e remova a cópia não autorizada em no máximo 24hs. Isto porque este blog é contra qualquer forma de pirataria. Masssss, segue o link EXTERNO e sem relação com este blog:
Muitos investidores são B&H e fundamentalistas que, mesmo desejando ter acesso à análise gráfica, não acham o custo x benefício atraente. O mesmo ocorre com os pequenos investidores, que se tivessem que pagar por uma plataforma, impactaria de forma significativa em seus lucros. Um pequeno investidor com, digamos, R$ 10.000,00 (dez mil Reais), teria que obter ganhos de 0,5% a 0,8% só para pagar a mensalidade de outro software de análise escolhido.

Abordarei em outro artigo um comparativo das várias plataformas de análise gráfica disponíveis no mercado nacional, mas por hora basta saber que o maior diferencial desta plataforma é a possibilidade de atualizar diariamente sua base de dados de forma gratuita. Isto é possível porque a BOVESPA disponibiliza todos os dias um arquivo com o “relatório” de toda a movimentação de todos os ativos. Esse arquivo tem terminação .BDI e não é compatível com o Metastock, mas pode ser encontrado no formato compatível em diversos blogs e sites que disponibilizam essa base de dados, tais como os dos links a seguir: Surfando na Bolsa ou Analista de Mercado.

Ademais, por um pequeno custo mensal (bem menor que o das plataformas convencionais) é possível ter as cotações atualizadas em “tempo real” via DDE ou e-signal. Empresas como ADVFN e Trade Zone, dentre outras, prestam esse tipo de serviço de forma eficiente.

Por ser uma plataforma de boa qualidade e bastante utilizada, existe uma enorme gama de informações, dicas, instruções e tutoriais na Internet. Esses links ensinam desde a instalação e configuração até o uso de complementos, passando pela atualização de dados e utilização das diversas funções de análise. Os principais, são:


Espero que vocês gostem. Boas análises!





Nenhum comentário:

Postar um comentário