segunda-feira, 8 de novembro de 2010

IMPOSTO DE RENDA SOBRE AÇÕES - Escolha a melhor forma de calcular e acompanhar



Este artigo não tem o objetivo principal de explicar em detalhes os procedimentos para calcular o IR sobre movimentação em bolsa. Embora reconheça a importância dessas explicações, já existem muitos sites e blogs esclarecendo esses pormenores. Se este é seu interesse, consulte os links a seguir:


Clique na imagem para ver instruções ampliadas



O Objetivo principal desse tópico é dar subsídios para que você escolha a forma mais adequada às suas necessidades de calcular e acompanhar mês a mês seu Imposto de Renda sobre operações financeiras em bolsa.

Antes de tudo, vale ressaltar a importância de apurar e principalmente PAGAR o imposto devido. A cada dia, surgem novas e criativas formas da Receita Federal cruzar seus dados. O tempo em que "bancar o esquecido" funcionava já acabou. Se você está nessa situação, regularize o quanto antes. As multas e juros são pesados e a dor de cabeça não vale a pena.

Os cálculos são até simples, mas não devem ser menosprezados e  negligenciados. Existem uma série de fatores que podem complicar as coisas, sobretudo de quem deixa para a última hora e acumula notas de corretagem: incorporações, fusões, mudanças de códigos, desdobramentos, exercício de opções, operações a termo, dividendos e juros sobre capital próprio recebidos, compensação de prejuízos , etc. Tudo isso são exemplos de situações que podem gerar distorções e erros em sua declaração, potencializando as chances de cair na malha fina.

$ Então, qual a melhor alternativa para cumprir suas obrigações com o fisco?

UMA BOA CORRETORA

Sem sombra de dúvida, a maneira mais rápida, fácil, confiável e eficiente de realizar esta tarefa é sendo cliente de uma corretora que faça isso para você. Muita gente não sabe, mas existem corretoras (algumas certamente com taxas menores que as da sua) que fazem esse serviço de forma gratuita. Outras cobram uma pequena taxa. Entre essas podemos citar: Icap, Banif, Link, Win, Tov, Spinelli, etc. Quem sabe até a sua corretora disponha desse serviço... procure se informar. Mesmo que esta opção implique algum custo, não deve ser desconsiderada, pois é a forma mais eficaz de se manter em dia com o Leão.

ARMAZENAMENTO E CÁLCULO VIA INTRANET (SITES) OU SOFTWARE PAGOS

Em se tratando de qualidade, esses softwares e sites pagos são mais eficientes que os gratuitos. Claro, o nível de comprometimento e principalmente SUPORTE dessas ferramentas tende a uma melhor  performance do serviço prestado, por razões óbvias. Caso sua corretora não disponha do serviço de cálculo do IR, ela pode lhe indicar bons prestadores nessa modalidade. Um que considero referência é o disponibilizado de forma gratuita para os clientes especiais de Icap, mas que também pode ser contratado de forma independente. O Mycapital é um sistema irretocável com relatórios impecáveis.

ARMAZENAMENTO E CÁLCULO VIA SITES DE FORMA GRATUITA

Essa é a opção escolhida por muitos dos pequenos investidores. Pessoas que realizam poucas operações por mês e que utilizam esses sistemas parecem satisfeitas. Mas existem alguns contras: 1o) O sitema de inclusão das notas de corretagem é lento; 2o) Mesmo sendo oferecido por sites teoricamente confiáveis e estáveis, suas informações estarão em um banco de dados e não sob sua guarda; 3o) O sistema está sujeito a falhas, que quando ocorrem não lhe permitem qualquer tipo de reparação/reclamação;  Eu mesmo enfrentei esse tipo de dificuldades ao tentar utilizar esses sistemas no passado. Mesmo assim, se optar por esse tipo de serviço, os mais conhecidos são os  links a seguir:



PLANILHAS DE CÁLCULO DO MICROSOFT EXCEL

Essa alternativa, embora bem simples, é uma das mais interessantes. Sobretudo por não envolver custos e poder ser usada em conjunto com uma das outras alternativas para fins de verificação. Traz consigo ainda o beneficio de manter seus dados sob sua custódia, diminuindo as chances de exposição ou corrompimento das informações. Se o investidor dispõe do tempo e conhecimentos necessários à elaboração da própria planilha eletrônica, poderá desenvolver uma com as funcionalidades personalizadas. Mas por que perder tempo elaborando algo que com certeza outros já fizeram e desenvolveram por anos? Realmente não faz sentido algum. 
Contudo, aqui nos deparamos com um novo problema. Ao contrário do que possa parecer, encontrar na internet uma planilha confiável, funcinal e livre de erros é tarefa das mais árduas.
Se você está lendo esse artigo e ainda não buscou uma planilha desse tipo na rede mundial de computadores mas tem interesse, pode se considerar uma pessoa de sorte. Poderá colher os frutos de dias de pesquisa e testes de diversas planilhas até encontrar a do link que disponibilizo para download, destravada e totalmente funcional:

8 comentários:

  1. Salve, Milton !
    Por alguma razão, não funciona, pelo menos para mim, o link da planilha. Poderia verificar ?
    Grande abraço,
    Felippe

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Felippe

    Obrigado por seu comentário e desculpe a demora em responder.

    Realmente, verifiquei e o link estava "quebrado". Agora está funcionando com a planilha em outro servidor.

    Se tiver problemas, entre em contato via formulário que envio para seu email.

    Aproveitando a oportunidade: que tal virar seguidor do blog? Não custa nada e ficará melhor informado das novidades.

    []s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milton, o link quebrou novamente. Poderia verificar?

      Abs

      CR

      Excluir
  3. Milton...

    Tentei me valer da oportunidade para baixar a planilha, porém não obtive sucesso...

    Será possível verificar o link??

    ResponderExcluir
  4. Não obtive sucesso nas tentativas de baixa a planilha de IR...

    Necessito de ajuda...!!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa suas informações.
    Gostaria de saber sobre a planilha, não consegui pegar pelo limk. Tenho uma planilha, mas ainda tenho dúvidas de como preencher corretamente o mapa no IRPF, acredito que sua planilha possa me ajudar a corrigir a minha e a entender como preencher o mapa do IR,

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Muito boa suas informações, valeu.
    Apenas não consegui pegar a planilha. Tenho uma para controle feita por mim, mas ainda tenho dúvidas de como preencher o mapa do IRPF.
    Se vc puder me ajudar eu agradeço, acredito que sua planilha possa me mostrar o caminho correto para preencher o mapa do IR.

    Obrigado
    Marcelo Rosin Citrangulo

    ResponderExcluir
  7. Cosneguiria enviar para meu email? não consegui baixar..
    notuno_xmen@hotmail.com
    Obrigado.

    ResponderExcluir