sábado, 13 de novembro de 2010

Ondas de Elliott

A teoria das Ondas de Elliott foi idealizada nos EUA, no final dos anos 30, por Ralph Nelson Elliott, que a chamou de “segredo do universo”. Elliott afirmara que o mercado é cíclico, se movendo em ondas, sendo cinco ondas distintas de subida e caindo em três ondas de distribuição, ficando assim “livres” para dar início a um novo movimento. Esses movimentos ocorrem em função dos números de Fibonacci e suas proporções, e se repetem indefinidamente, formando ciclos em diversos níveis de amplitude e frequência. Essa cadeia de ciclos menores contidos em outros maiores é que permitiu, em um segundo momento, o desenvolvimento da teoria dos fractais por Benoit Madelbrot, o que será assunto de um próximo artigo.

Elliott é uma teoria que foi desenvolvida para o estudo dos mercados (na forma de seus índices), pois seu intento é estabelecer tendências em linhas gerais, muito embora possa ser utilizado na operação de ativos.
A dificuldade de utilizar essa teoria para montar posições compradas ou vendidas consiste justamente em estabelecer a amplitude dessas ondas. Ou seja, identificar o ponto da onda em que o gráfico se encontra no momento. Tudo é muito subjetivo como uma “pintura” inacabada, pois os próximos movimentos das cotações podem mudar completamente o entendimento do ponto de partida. Para complicar ainda mais, existem exceções quanto ao número de ondas. Daí já ter sido dito que “há tantos complicadores na teoria que ela se tornou irrefutável”.

$ MINHA CONTRIBUIÇÃO: Um olhar mais atento nos dirá que existe muito dessa teoria no estudo de pivôs, esses sim bem mais precisos. A questão aqui se resume em tentar antecipar a formação da terceira onda, aproveitando assim toda a amplitude, e não só a partir do momento em que irrompe o ponto do último topo. Por outro lado, se não houver referências claras e fortes quanto ao posicionamento atual na “onda”, os prejuízos podem ser severos.

$ DICA: Não usar Elliott como estratégia única (no máximo coadjuvante) para tomar novas posições. Utilizar principalmente como indicador de direção e duração de um movimento parece ser mais prudente.

A seguir, ilustração de estratégia para operar Ondas de Elliott:


Clique na imagem para ver ampliada

Nenhum comentário:

Postar um comentário