domingo, 27 de fevereiro de 2011

Position Trading





Enquanto o Day Trader se vale de gráficos intradiários para basear suas operações, abrindo-as e as encerando no mesmo dia, e o Swing Trader utiliza gráficos diários, com operações que se desenvolvem, em média, entre dois e dez dias, um Position Trader analisa apenas gráficos semanais para estruturar suas operações, as quais podem se estender por duas a doze semanas.

Diferentemente do que alguns pensam, é a base temporal, e não o prazo de desenvolvimento dos trades, que determinará o tempo operacional. Assim, por exemplo, é perfeitamente possível que um Swing Trading dure mais de um mês ou um Position Trading se desenvolva por quase um ano.
Vê-se, pois, que esta classificação guarda estreita relação com o período gráfico utilizado para planejamento e execução da operação e não com a duração do trade em si.

Ressalte-se, contudo, que esta sistematização não se esgota por aí, vez que ainda existem os investidores de médio e longo prazos e os Buy & Holder. Mas, aqui, deter-nos-emos apenas à análise do Position Trading.

Pois bem! Se por um lado, o Position Trader desenvolve suas operações em um prazo operacional maior, por outro, é óbvio que será muito mais exigente nos seus retornos, buscando alcançar alvos mais amplos, com rentabilidade variando de 10 a 20% em cada trade.


Uma das vantagem do Position Trading reside na significativa economia com gastos de corretagem proporcionada pelo número reduzido de ordens enviadas. Além disso, o fato de seu desenvolvimento não necessitar de acompanhamento diário do mercado financeiro milita em favor da sensível diminuição do nível de stress do investidor. Sem sombra de dúvidas, este parece ser o prazo ideal para quem não se sente atraído pela frequência dos day trades, tampouco pela monotonia proporcionada pelos trades de médio e longo prazo.

Ademais, a estratégia do Position Trader pode ser calma e serenamente planejada durante o fim de semana, onde deverão ser definidos ponto de entrada, stop e alvo, longe, portanto, da já conhecida pressão dos pregões. Por razões óbvias, a análise de gráficos feita no repouso do lar, após uma boa noite de sono e um café reforçado, só terá a ganhar em esmero e perfeição.

Desta forma, no fim de semana, o investidor observa a tendência do mercado e analisa alguns ativos que podem gerar entrada na semana seguinte, enviando, posteriormente, sua ordem no preço desejado. Definido o prazo operacional de Position, todavia, o Investidor deve ficar adstrito ao seu planejamento original, o que, aliás, deve ser rigorosamente observado em qualquer tempo operacional, desde os mais curtos até os mais extensos.

Ao Position Trader, recomenda-se não acompanhar todos os dias o mercado para, ansioso, não ficar “tentado” a abandonar suas posições. Autoriza-se, todavia, no máximo, duas ou três “espiadas” por semana para verificar o desenvolvimento da operação: uma necessariamente no fim de semana, quando se darão os planejamentos e outras duas de acompanhamento no meio da semana.

Autoriza-se, ainda, o acompanhamento dos fechamentos dos pregões diários quando, no fim de semana anterior, for identificada a proximidade de algum ponto de entrada ou saída. Com efeito, ao detectar, por exemplo, a formação de um candle de reversão sobre uma zona de suporte, o Position Trader deverá acompanhar o gráfico diário até que o fechamento do próximo candle se dê acima da máxima anterior, efetuando, assim, a sua entrada, sem esquecer do stop na mínima do candle de reversão.


O Position Trader é um trend follower que busca permanecer na operação o maior tempo possível. Seu foco são as claras e definidas tendências, onde será possível captar os movimentos mais amplos do ativo, e que lhe permitirá seguir incólume às pequenas e possíveis correções do mercado. Suas operações deverão sempre se basear em rompimentos e confirmações, sendo muito arriscada a tentativa de se advinhar fundos ou operar contra a tendência.

Nas tendências laterais de curto prazo, os lucros já acumulados no desenvolvimento do trade podem ser devolvido com as oscilações naturais do mercado. Em razão disso, alguns Position Traders optam pela realização parcial da posição ao atingir determinado alvo intermediário. A partir daí, se o mercado cair, a operação já apresentou algum lucro; se subir, prossegue-se no trade com a posição remanescente, objetivando o alvo final. Outros, todavia, entendem ser mais recomendável nas laterizações do mercado o Swing Trading, comprando no suporte e vendendo na resistência.


Já nas claras tendências de baixa, ao Position Trader se abria a possibilidade de operar na venda alugada do ativo. Assim, identificada uma resistência, seria aberta posição vendida, buscando recomprar o ativo quando atingisse o preço-alvo. Particularmente, apesar de ser perfeitamente possível, alguns Traders preferem não operar vendido em Position Trades, por acharem muito arriscado e, por vezes, notadamente nos papéis de menor liquidez, muito oneroso, optando por Day Trades ou Swing Trades nas tendências de baixa.

Em suas operações, tal qual o Day Trader ou o Swing Trader, o Position Trader pode se valer de várias ferramentas para estruturar seus trades: médias móveis, bandas de Bolliger, candlesticks, linha de tendência, retrações de Fibonacci, enfim, um vasto arsenal que pretendemos, oportunamente, detalhar neste espaço.


Por fim, um conselho: em qualquer prazo operacional, de nada adianta todo planejamento sem o uso de stop. Stop não é só para iniciantes ou amadores, tampouco um atestado de que não confia em sua operação, mas sim, parte fundamental e, por isso, indissociável, do planejamento de todo e qualquer Trader. Sobre o tema, recomendo o brilhante artigo "Stops: Tipos & Formas", de autoria do parceiro e amigo Milton Coelho.

3 comentários:

  1. Belo artigo, André. E obrigado pela referência e pelo "brilhante" ;) []s

    ResponderExcluir
  2. MUITO BOM!!

    Eu que ando lendo muito sobre position, inclusive na literatura stormer (nada barata) tenho encontrado dificuldade em encontrar material q trate do tema...Parece que existe um preconceito mesmo com essa estrategia...Parabens pelo post. Frequentarei mais vezes o blog.

    ResponderExcluir
  3. Grato por ambos os comentários!

    George, seja bem-vindo ao Paladino na Bolsa! E, aproveitando a oportunidade, que tal se tornar um seguidor do Blog?!

    Abs,

    ResponderExcluir