quarta-feira, 30 de março de 2011

Arauto do IBOV: Agora vai !?


Finalmente, um sinal mais claro que o M pode vir a ser um W. Hoje o IBOV fechou com um marobozu de alta, forte padrão altista, antecipando a formação de um pivô de alta em fechamento. Apenas o volume não foi muito forte, assim como a superação da região de 68.200 pontos é necessária para confirmação do movimento. Contudo, já podemos verificar algumas divergências altistas em indicadores, assim como o movimento dos últimos dias (com possível delimitação de pivô) torna mais claro o alvo inicial em 69.700~69.800 pontos bem como o final próximo ao topo anual, entre 71.500 e 72.300 pontos.


Clique na imagem para ver ampliada


Interessante observar ainda outros fatores que podem confirmar a terciária de alta, como a relação histórica entre as cotações da BVMF3, que refletem o fluxo estrangeiro e romperam importante LTB hoje, com ótimo volume. Quem acompanha o twitter de Paladino na Bolsa já estava posicionado desde segunda-feira, em setup pelo risco com acionamento em 11,12 centavos. 


Clique na imagem para ver ampliada


Outro indício de um movimento de alta pode ser constatado na relação histórica do índice com o dólar. Importante termômetro do posicionamento dos estrangeiros na bolsa. Como os Guerreiros bem sabem, em regra geral o índice caminha em sentido contrário à moeda. Hoje, assim como ontem, a moeda sofreu forte queda, sendo que o volume do dia foi praticamente o dobro da média. 

Clique na imagem para ver ampliada


Outro fator igualmente positivo foi o "rompimento antecipado" do pivô no Índice BR20 (representativo das nossas maiores ADRs em Nova York, com alta de 1,51% no pregão de hoje.

Por fim, verificamos alguns rompimentos de papeis com forte peso no índice. Outros tantos caminhando para esses rompimentos. Normalmente, a presença de muitos setups compradores no diário indica alta.

Claro, é bom ter em mente que todos esses fatores são INDICAÇÕES ou INDÍCIOS de que a congestão provavelmente será rompida para cima. A confirmação é necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário