terça-feira, 31 de maio de 2011

Fórmula do PSBe para calcular o preço alvo da ação


Agora que os guerreiros já sabem como identificar as características de cada empresa, seja ela de valor através da analise de múltiplos, seja ela de crescimento através da analise da evolução da receita e lucro líquido nos últimos anos, seja ela de dividendos através de altos e constantes Dividend Yield, ou se a empresa possui mais de uma característica na estratégia, agora irei mostrar uma fórmula para identificarmos o preço alvo da ação, com base em valor, chamado PSBe.

Psbe - Preço Sugerido pelo Balanço, exponencial no lucro
PSBe é um novo índice que é baseado em dados contábeis de fácil apuração, alto grau de confiabilidade, reduzido número e amplo espectro. Uma vez calculado, o índice pode ser diretamente comparado ao preço das ações. Esse novo índice tem por base os principais múltiplos utilizados pelo mercado e apresenta coeficiente de correlação com o valor de mercado das empresas listadas na Bovespa de 0,96, superior ao EVA e ao FCD. Ele foi criado pelo Domingos Junqueira, que participa do fórum do infomoney, e dividiu sua fórmula conosco. 

Como é a fórmula?
PSBe = ((Patrimônio Líquido + Receita Líquida12m + Resultado não operacional12m + (Lucro12m - Resultado não operacional12m) * ABS(Margem Líquida) ^ (-VMCM * ABS(Margem Líquida))) * Cotação unitária) / nº de ações 


Sendo que; 

SE(Cotação unitária;1;1000); Cotação unitária não é preço da ação, indica se o lote negociado representa 1 ação ou mil ações. 
Margem Líquida de 12 meses e descontada do 'Resultado não operacional12m' 


VMCM => Variável para Maximização da Correlação com o Mercado

ABS() => Função do Excel que retorna o valor absoluto de um número. O valor absoluto de um número é o próprio número sem o respectivo sinal.

Com isso, você tem um preço diretamente comparável ao preço da ação e que resume os principais indicadores de preço de uma ação. Pense nele como um pólo magnético em torno do qual a ação deve girar. Se você acha que a empresa vai melhorar muito nos próximos meses/anos você paga um prêmio extra em cima deste valor ou vice versa.

Mas é esta a melhor forma de se avaliar o preço de uma ação? Provavelmente não, mas é o mais prático e independente meio de se obter o valor de consenso de mercado de uma ação. Prático porque você só precisa de 4 valores do balanço para calcular o preço da ação e independente porque você não precisa de um economista/analista para fazer o cálculo, qualquer um pode fazer! Você não fica dependente e pode checar as fontes quando quiser. Outra vantagem que eu vejo nessa forma de valorar uma ação é a possibilidade de trabalhar com empresas que venham tendo prejuízos seguidos o que não é possível com o uso do FCD (fluxo de caixa descontado, método de preço alvo utilizado pela maioria dos analistas).
FCD x PSBe - Nas palavras de Domingos: "O FCD representa uma estratégia de investimento em Crescimento, a minha fórmula é uma estratégia de investimento em Valor, por ela eu não quero saber quanto a empresa valerá, mas quanto ela deveria estar valendo baseado no seu passado recente + créditos e patrimônio. Na minha fórmula, não há espaço para futurologia, nem para calibração particular, ainda q eu faça uma calibração geral no cálculo da constante. Ressalto que no FCD você calibra o valor da ação não só com o Beta, mas também na análise de sensibilidade e nessa hora praticamente qualquer coisa é possível. Outro ponto importantíssimo a ser levado em consideração é que essa fórmula apresenta um coeficiente de determinação bem superior aos métodos mais tradicionais de valoração de empresas como EVA (0,5) e FCD (0,23). O PSBe chega a 0,97!"
Outra variante da fórmula é o PSBe-TAG, neste caso o conceito de Tag Along é levado em consideração na avaliação do preço da ação. Após calcular o PSBe para a ação, multiplica-se o valor pelo Tag Along da mesma, obtendo-se desta forma o valor que seria pago aos minoritários em caso de venda da empresa. O preço da ação deve, inicialmente, sempre ser comparado com o PSBe-TAG. O mesmo vale para o Valor da Empresa.
Uma empresa poderá ter seu valor variando entre o Valor da Empresa PSBe e o VE PSBe-TAG caso o mercado a considere empresa líder, que incorpora as concorrente, e por conseguinte não tenha previsão de venda. O mesmo vale para o preço da ação.
A idéia básica por trás deste novo índice é a de um mercado imperfeito e desbalanceado no particular, mas bom indicador de valor quando confrontado com a melhor otimização dos índices. Ou ainda nas palavras do Warren Buffett: "A ‘teoria de mercado eficiente' (TME) é uma doutrina que se tornou altamente fashion, quase santa escritura em círculos acadêmicos durante os anos 70. Essencialmente, ela diz que analisar as empresas/mercados era inútil porque toda a informação pública sobre elas foi refletida apropriadamente em seus preços. Ou seja, o mercado sempre sabe tudo. Como um corolário, os professores que ensinaram TME dizem que alguém jogando dardos numa tabela de ações poderia selecionar um portfólio de ações com os mesmos resultados de uma tabela selecionada pelo mais brilhante e tenaz analista. Surpreendentemente, TME foi abraçada não somente pelos acadêmicos, mas por muitos profissionais de investimento e gerentes corporativos. Observando corretamente que o mercado era freqüentemente eficiente, concluíram, incorretamente, que era sempre eficiente. A diferença entre estas proposições é como a noite para o dia."
Vamos partir para um exemplo prático então:

PETR
PL = 144.406.833.000
Receita líquida 12m = 210.821.502.000
Lucro líquido 12m = 31.878.502.000
Resultado não operacional = N/D
Margem líquida 12m = 15,12%
Valor da constante = 5,6


Quantidade de ações

ON = 5.073.347.344 Tag Along 80%
PN = 3.700.729.396 Tag Along 40%
Total = 8.774.076.740


PSBe = (144.406.833.000 + 210.821.502.000 + (RÑO ausente) + ((31.878.502.000 - (RÑO ausente)) * EXP(15,12% * -LN( ABS(15,12%)) * 5,60 * SINAL(15,12%))) * 1) / 8.774.076.740
OBS: se for copiar e colar esta fórmula no Excel com os números, tirar os pontos nos valores numéricos, e trocar a palavra RNO ausente por 0.
PSBe = 58,48; PSBe-TAG = 46,78/ON e 23,39/PN
VE PSBe = 513.066.449.554,14
VE PSBe-TAG = 323.892.708.346,69

(Também pode-se calcular o PSBe-TAG empresa dividindo o valor acima pelo número total de ações encontrando o valor 36,91, para os casos em que os acionistas não consideram uma venda em um futuro próximo, uniformizando as cotações ON e PN). 


Valor de Mercado da PETR = 307.039 milhões em 3/7/2009


P.S.: A legislação atual desobriga a apresentação do Resultado Não Operacional por conta da convergência contábil com os padrões mundiais, demonstrando que nem todo progresso representa uma melhoria de informação.

Essa constante é calculada de forma a maximizar o coeficiente de correlação - utilizando o 'Atingir meta' do Excel, mas também pode-se utilizar o Solver - entre o valor calculado pela fórmula para as empresas e o respectivo Valor de Mercado. A constante teria como função capturar o fluxo financeiro aplicado na bolsa, pois este seria mais importante que a taxa de juros para a valoração das empresas.
Para montar a fórmula no Excel é simples. Use os dados anuais da empresa. Coloque os indicadores abaixo na coluna A da planilha:
A1 = Patrimônio Líquido
A2 = Receita Líquida 
A3 = RNO 
A4 = Lucro Líquido 
A5 = Margem Líquida 
A6 = Valor da constante (VMCM) = 7,35 
A7 = Número Total de ações 
A8 = VE PSBe 
A9 = PSBe - Preço Alvo


Após montar estas, coloque os respectivos valores de cada item na coluna ao lado, nas células da coluna B. Deixando em branco ainda os da coluna B8 e B9 para colocar a fórmula. Veja o exemplo abaixo:

Fórmula célula B8 (VE PSBe), copiar e colar no Excel: =(B1+B2+B3+((B4-B3)*EXP(B5*-LN(ABS(B5))*B6*SINAL(B5)))*1)
Fórmula2 célula B9 (PSBe - Preço Justo), copiar e colar no Excel: =(B1+B2+B3+((B4-B3)*EXP(B5*-LN(ABS(B5))*B6*SINAL(B5)))*1)/B7
O VE PSBe vai te dar o Valor Estipulado, ou seja, o valor alvo de Mercado da empresa. Já o PSBe vai te dar o preço justo da cotação, levando em conta neste caso tag along de 100%.
O valor da constante, agora chamada de VMCM, é atualizado a cada trimestre neste tópico: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=10754
Neste outro tópico o Domingos posta gráficos Valor de Mercado x VE PSBe sobre diversas empresas: http://forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=13096
Lembrando que esta fórmula é mais uma ferramenta para agregar nos estudos dos guerreiros e que não tem a intenção de indicar por si só compra ou venda.


______________________________________________________________________
$ ARTIGOS RELACIONADOS

Interpretando os Principais Indicadores Fundamentalistas - 1a Parte

Interpretando os Principais Indicadores Fundamentalistas - 2a Parte
Estratégias Envolvendo Análise Fundamentalista - 1a Parte - Valor x Crescimento



11 comentários:

  1. Paladino, muito bom seu blog, pricipalmente no que diz respeito à análise fundamentalista.

    Gostaria de deixar aqui duas ações, para se possível ler sua opinião:

    -CSMG3
    -BRPR3

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Donavan

    Ates de tudo, obrigado pelo elogio.

    Também estou gostando muito da Coluna Análise fundamentalista do Blog. Mas é necessário elucidar que não sou autor desta. Os artigos são escritos pelo analista Cadu Toledo, nosso colunista para o tema.

    Quanto aos ativos citados, imagino que deseje uma análise dos fundamentos das empresas, já que citou sua predileção pela área e fez sua pergunta no respectivo artigo. Neste caso, melhor aguardar um comentário do autor.

    Já do ponto de vista da análise técnica, o que podemos dizer é que BRPR3 está em tendência de alta no longo prazo, mas completamente lateralizada no curto prazo. Apesar do bom volume financeiro (cerca de 8 milhões/dia) não custuma ter mais que 300 negócios, o que dificulta a análise. Tem suporte imediato em 17,40 e resistência em 18,40. O rompimento em fechamento de 18,90 no gráfico semanal indica uma compra para position trade.

    Já a Copasa (CSMG3)está em uma bela tendência secundária e terciária de alta. Um retorno à região de 29,00 (50% da retração de Fibonacci) possibilita compras ou aumento de posição, mas os suportes e resistências gráficas não estão muito claros no gráfico diário devido à grande volatilidade dos últimos dois pregões. No semanal, segue em situação de compra para position.

    Espero ter ajudado. []s

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela análise Paladino.

    E como foi dito, obrigado ao colunista Cadu também pelos excelentes posts.

    ResponderExcluir
  4. Paladino, muito legal este post. Só que ao colocar os dados no excel exatamente conforme orientaste, obtive o VEPSBe = 355228335000,00 e
    o PSBe = 40,49. Na sua resolução estes valores foram 513.066.449.554,14 e 58,48 respectivamente.

    ResponderExcluir
  5. Donovan, BRPR esta com os numeros inflados por um evento não recorrente. É uma empresa que esta fora do meu radar.
    CSMG é uma otima empresa, bons fundamentos, entra na estrategia de valor + dividendos. Os riscos neste ano seguem por conta da revisão tarifaria da ARSAE.

    ResponderExcluir
  6. Anonimo, tem algum erro no seu calculo.
    Compare com nesta imagem do excel no link abaixo, onde mostra a formula e o resultado: http://hospedarimagem.com.br/images/psbe.png

    ResponderExcluir
  7. Belo post Cadu, poupa o trabalho de ler mais de 50 páginas de um tópico não muito bem organizado (como costumam ser os posts de foruns !) para quem quiser aprender esse múltiplo.
    Considero essa teoria do Domingos a maior contribuição para o investimento em valor desde os múltiplos propostos por Benjamin Graham, sério isso !

    ResponderExcluir
  8. Cadu, parabéns pelo artigo. Sei que é uma discussão longa e há argumentos para todos os lados. Talvez o principal deles seja a facilidade da aplicação da fórmula para um grande número de empresas. Mas discordo do ponto que foi colocado, o PSBe não substitui o FCD. Por não envolver nem relacionar bem as variáveis envolvidas, o resultado não pode ser tido como absoluto. A fórmula dá grande peso ao valor do patrimônio líquido e da receita líquida, o resultado que se tem é um valor X para uma empresa com ROE 20%, 50% de margem líquida, e um valor 2X para um ROE 5% e uma margem líquida de 10% (valores hipotéticos, mas imaginando que o LL e o PL sejam iguais)... No entanto, como você mesmo já citou, ele pode ser bem aproveitado para identificar mudança de valor. Concordando e discordando da mensagem acima, acho que a grande colaboração de Graham está nas suas comparações. Para o pequeno investidor, Graham oferece a formação da mentalidade (mais importante que a aplicação da fórmula), acho que é um caminho claro e que incentiva o pensamento crítico. Abç e boa sorte nos investimentos.

    ResponderExcluir
  9. 1.
    ROE 20%
    PL 50, RL 100, LL 10
    Valor justo: 208

    2.
    ROE 5%
    PL 200, RL 100, LL 10
    Valor justo: 358

    3;.
    Margem líquida 1%
    PL 100, RL 1000, LL 10
    Valor justo: 1.114

    4.
    Margem líquida 50%
    PL 100, RL 20, LL 10
    Valor justo: 261

    ResponderExcluir
  10. O MEU RESULTADO DO VE PSBe DO EXEMPLO DEU :

    5.13058E+11

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Paladino!

    Como faço para calcular o VMCM?

    ResponderExcluir