quinta-feira, 16 de junho de 2011

Arauto do IBOV: Pivô de baixa


O Principal índice da bolsa brasileira encerrou mais um pregão no terreno  negativo, perdendo o forte suporte da região dos 62.300 pontos, inclusive em fechamento. Agora o Ibovespa tem caminho livre para o teste do último fundo, na região de 60.800, dando continuidade a sua tendência secundária e terciária de baixa. Apesar do forte volume verificado, vale ressaltar que hoje ocorreu o vencimento dos contratos de índice futuro, o que sempre resulta em maior volume negociado. 
Conforme análise anterior, o próximo suporte se encontra na região de 60.800 que provavelmente será testado. O fundo perdido (62.300) agora passa a figurar como resistência imediata, havendo uma mais fraca aos 63.000 pontos e ainda uma outra, bem mais robusta na região dos 64.000~64.200 pontos. Só a superação dos 65.000 pontos traria um viés positivo para o IBOV no curto prazo. Apesar de o índice estar no fundo das bandas de bollinger, ainda há espaço para novas quedas no curtíssimo prazo, tanto pelo IFR de 14 quanto pelo de 2 períodos.

Gráfico IBOV diário: Clique na imagem para ver ampliada

O momento é de extrema cautela, pois a ainda teórica perda do próximo suporte (~60.800) implicaria a perda da congestão lateral de longo prazo e o consequente ingresso em uma tendência primária de baixa, o que não verificamos desde 2008. Neste cenário, o alvo inicial seria a retração de 61,8% de Fibonacci de todo o movimento de alta pós-crise. Esse alvo coincidiria ainda com os 100% da projeção de Fibonacci do pivô de baixa recém formado no gráfico semanal, aos preocupantes 56.500 pontos. Ou, na melhor das hipóteses, o último dos três suportes (gráfico e "psicológico") mencionados em outra análise de Paladino na Bolsa, aos 58.000 pontos. Como ponto positivo, podemos citar apenas o fato do índice estar em região de fundo do canal de baixa do semanal, podendo iniciar um novo movimento de repique.

Gráfico IBOV Semanal: Clique na imagem para ver ampliada

Nenhum comentário:

Postar um comentário